31 janeiro, 2011

Mr.Scruff - Get a Move On



Mr.Scruff é o nome artístico de Andy Carthy, um DJ britânico que, por certo, tem um bom sentido de humor. É ele que produz as suas músicas e ainda faz estes vídeos animados que as acompanham com um estilo característico de cartoons, ao qual ele chama "potato style".

Este artista tem ainda a particularidade de vender chá...é isso mesmo. E descreve-se consequentemente como "DJ, Producer, Cartoonist & Tea Drinker".

A música "Get a Move On" traz-nos influências de jazz e funk e pertence ao álbum "Keep It Unreal", lançado em 1999. No entanto, Mr.Scruff gosta é de  encarar a música como um espaço de experimentação e mistura de todo o tipo de géneros, como ele próprio afirma, desde "Soul, Funk, Hip Hop, Jazz, Reggae, Dubstep, Latin, African, Ska, Disco, House, Funk, Breaks, Soundtracks & loads more". É isso que se quer.

A verdade é que às vezes mais vale não levar tudo tão a sério.

27 janeiro, 2011

Bezegol - Rude Times



Aaaahh...o feeling de concertos de reggae, riddims bem feitas, dias de praia, boa disposição e espírito leve.
Rude Times, yes, but always keep your hope. Com esforço e dedicação, simplesmente...life finds a way.

"Rude Times" da "Rude EP" lançada em 2009, já após a sua participação nos Koalas Desperados.
Bezegol a dar cartas. Quem disse que não há qualidade em Portugal?

26 janeiro, 2011

The Kooks - Time Awaits


The Kooks, uma banda do Reino Unido que se formou em 2004, começando por ser um projecto de escola (como tantos outros) e evoluindo posteriormente para algo mais sério com a entrada de outros membros.
São classificados por muitos como indie rock mas na realidade...gostam é de experimentar.

Aqui fica a "Time Awaits" do álbum que lhes serviu como rampa de lançamento "Inside In/ Inside Out" lançado em 2006.

25 janeiro, 2011

Bonobo - Eyesdown


Bonobo é o nome artístico de Simon Green, um produtor e DJ britânico considerado um dos pioneiros do downtempo.

O seu 4º álbum "Black Sands" é de onde se retira esta música, "Eyesdown", que é completamente viciante. Por cima de uma bassline cativante, vem a voz de Andreya Triana, quase imperceptível, mas de que alguma forma deixa um rasto de mistério. O que esta voz diz:

"Hands up,
I got my eyes facing down.
I'll show you where my tears fall down,
Slowly down."



23 janeiro, 2011

State Radio - Camilo



Perfect!
Música, letra, tudo. Uma das minhas músicas e bandas preferidas.
"Camilo" do álbum "Us Against the Crown" de State Radio, lançado em 2006.

"Punish me for not taking your orders,
but don't lock me up for not leaving my own."

21 janeiro, 2011

Diabo na Cruz - Combate com Batida (c/ Sérgio Godinho)


(nota: ponham o video a tocar. Na barra cinzenta aqui em cima carreguem no 240p e seleccionem 360p porque o som assim não está com grande qualidade)

Diabo na Cruz, uma bela surpresa para mim.

Pegam no folclore que nos traz aquele cheirinho bem português e em elementos da música tradicional portuguesa e misturam-nos com rock e um pouco de ska até, resultando naquilo que bem se pode ouvir: uma boa miscelânea de rock português, no mais verdadeiro sentido da palavra. 

A própria linguagem que usam lembram as Cantigas de Escárnio e Maldizer enraizadas na nossa tradição, com um toque de sabedoria popular, afirmando uma vez mais a identidade cultural desta banda.

Já cá andam desde 2008, partindo de uma ideia original de Jorge Cruz, que se juntou a Bernardo Barata  (Real Combo Lisbonense e Feromona) e João Pinheiro (da Tv Rural), depois veio João Gil e Bfachada.
Têm um álbum lançado em 2009 chamado "D.Ligeirinha", mas a música que aqui ponho "Combate com batida" não faz parte dele.

A letra : espectacular.

20 janeiro, 2011

Incubus - Warning



"Warning" do álbum "Morning View" dos Incubus, lançado em 1991.
O vídeo é um bocado creepy mas a música contém uma mensagem importante que muitos percebem e poucos põem em prática.

"Bat your eyes girl, be otherworldly.
Count your blessings. Seduce a stranger.
What's so wrong with being happy?
Kudos to those who see through sickness. (yeah)
Over and over and over and over and ooh...

She woke in the morning.
She knew that her life had passed her by
And she called out a warning:
"Don't ever let life pass you by!"

I suggest we learn to love
ourselves before it's made illegal.
When will we learn? (When will we learn?)
When will we change? (When will we change?)
Just in time to see it all come down.
Those left standing will make millions
writing books on the way it should have been.

When she woke in the morning,
she knew that her life had passed her by
And she called out a warning (warning):
"Don't ever let life pass you by!"

Floating in this cosmic jacuzzi,
we are like frogs oblivious
to the water starting to boil.
No one flinches. We all float face down.

She woke in the morning.
She knew that her life had passed her by
And she called out a warning,
"Don't ever let life pass you by...
pass you by..."


14 janeiro, 2011

Stereossauro - Freestyle Verdes Anos



And there you go!
O que se consegue fazer com...espírito criativo.
Um freestyle espectacular de "Verdes Anos" de Carlos Paredes.

13 janeiro, 2011

Linda Martini - Este Mar



Linda Martini, um grupo português de rock alternativo que se juntou em 2003 e cuja difusão se deveu sobretudo a uma ajuda do Myspace. O estilo pode ser por vezes avassalador para quem não procura grandes emoções na música, sendo que mantém sempre uma nota de intensidade em todas as suas músicas. Por outro lado, enigmáticos e com uma filosofia que demora a descortinar e que certamente poderá ser interpretada de diferentes formas por cada um. De qualquer modo, parecem sempre transmitir um certo "abanão" interior, de afirmação mas não necessariamente revolta, procurando atingir uma profundidade que escolhem estar aliada a algo sombrio ou melancólico. Destaca-se ainda o uso da harmónica, pouco frequentemente utilizada.
"Este Mar" é a primeira música da primeira EP ("Linda Martini") lançada pela banda em 2005, marcando um início em grande. 
Recentemente  foi lançado o "Casa Ocupada", novo álbum lançado já no fim de 2010.

Para dar uma vista de olhos, fica o myspace deles: http://www.myspace.com/lindamartini

10 janeiro, 2011

Papa Roach - Binge



Um gostinho do passado!
Quem não se lembra destes rapazes? Entretanto desapareceram, mas marcaram ali uma altura engraçada de início de adolescência. Podia pôr aqui a "Last Resort", a "Between Angels and Insects" ou a "Broken Home", que foram singles que todos nós recordamos, mas esta, a "Binge", era a minha preferida do álbum "Infest" lançado em 2000.
A partir deste álbum, ou eu mudei de gosto, ou eles perderam um pouco da sua piada, tanto que depois nunca mais se ouviu falar muito deles, à parte de um single ou outro, mas que na minha opinião já não tinha aquela qualidade. É um exemplo de uma banda que não se aguentou com o tempo, acabando por mudar o seu estilo e não ser tão bem recebida pela crítica.
A "Binge" ainda hoje me acelera, mas talvez não a consiga ouvir totalmente isenta de carga emocional, porque inevitavelmente me leva a esses tempos.
Mas é isso mesmo que a música faz, cresce connosco e é por isso que faz parte da nossa vida.

09 janeiro, 2011

The Cinematic Orchestra - Breathe



Os caminhos a seguir nunca são muito claros, a menos que se trate de uma paixão passível de concretização. Normalmente andamos em círculos, batemos em paredes, viramos de dentro para fora e de fora para dentro e pouco progredimos. E isto acontece porque queremos progredir à força toda.
Mas tudo tem um tempo, um momento próprio e um propósito. E a vida tem formas estranhas de nos guiar. O importante a reter é que as fases por que passamos vão e vêm, o que somos molda-se com aquilo que experiênciamos. Mas a essência que está em nós, a substância que nos compõe, a matéria de que somos feitos, a pureza que nos habita, permanece. É intemporal e imutável. É com ela que devemos permanecer ligados e devemos continuar a conhecer para nos reconhecermos.

Por isso esta música é para as conquistas, trabalho árduo e dedicação. Para o fogo e garra nas coisas que apaixonam, para os planos e perspectivas, ideias novas, ambições, sonhos e ânsias de lá chegar. Para a vontade de tomar a mundo nos braços, de voar, de chegar mais longe, mais alto, com mais força do que nunca e o empenho na sua perseguição. Para um presente que há de ser sempre o melhor sítio onde se pode estar. Para o valor que dou à minha vida e a mim própria, para os valores e princípios que me movem, me guiam, me tornam e diferenciam naquilo que sou. 

É tempo de Respirar.

08 janeiro, 2011

Salmonella Dub - Slide



Such a good good feeling.

Da Nova Zelândia vem "Slide" do álbum "One Drop East" lançado em 2003.
This time you can simply say...dub, dub e mais dub.

07 janeiro, 2011

Koalas Desperados - All Night Long



Koalas Desperados, um conceito criado por TEKA (produtor de reggae alemão) e MANAR (produtor francês), que junta 17 músicos provenientes de 15 países diferentes e os combina quase que orgânicamente, de forma a criar uma sonoridade coerente.
A diversidade é uma constante nas músicas, sendo possível identificar influências latinas, de reggae, hip-hop, ritmos africanos, entre outros que compõem o vasto "caldeirão" multi-cultural deste projecto.
Os Koalas Desperados não querem ser vistos como várias pontas soltas que se reúnem esporádicamente, mas como um grupo coeso, que partilha uma filosofia comum, mas que não pode deixar de ter uma dinâmica muito própria, aproveitando o sucesso individual de cada um dos artistas nos seus países para expandir o seu nome.

A música que aqui deixo é a "All Night Long" que conta com a participação de Macaco (Espanha), Jaqee (Suécia/Uganda) e Bezegol (Portugal).

Legalize Eucalyptus!

06 janeiro, 2011

Lee Jones - The Secret



Boa descoberta!
Lee Jones com "The Secret", música pertencente ao álbum "Electronic Frank" lançado em 2008, mas já anteriormente lançada na EP "Soon".
Apesar de por vezes o House Minimalista me causar grande desconforto, devo confessar que este me chamou à atenção e parece ser surpreendemente agradável. Envolto em tons de mística como só o estilo minimalista sabe fazer, mas com certos pormenores de cordas e efeitos electrónicos que suavizam essa passagem ao "outro mundo". Para além disto, o bass em batidas que se prolongam como se fossem pegajosas, um pouco ao estilo de Lexicon Avenue em "From Dusk 'Till Dawn" (mix por Sander Kleinenberg), bem ao meu gosto.

Um ponto para o minimalista...quem diria.

04 janeiro, 2011

St.Germain - So Flute



Para começar bem o ano, um toque de acid jazz.
"So Flute", um dos singles do álbum "Tourist" lançado em 2000. Existem versões mais curtas e simplificadas, editadas de propósito para as massas. E é mesmo por isso que não as ponho aqui.

Bom Ano!