Baile Popular, mais um projecto liderado pelo imparável João Gil e João Monge, que se iniciou em 2010. Conta com as vozes alentejanas de Zé Emídio, Luís Espinho, Paulo Ribeiro e João Paulo, e ainda com a participação de Mário Delgado, Alexandre Frazão e Miguel Amado.
Poderá dizer-se que a essência deste projecto vem já dos tempos de "Rio Grande" e volta a concretizar-se aqui. Uma essência que deve existir desde os tempos em que o Homem foi feito: a de captar um povo, uma cultura e a sua voz.
Como João Gil diz em primeira pessoa:
"Dessa maneira contámos e cantámos com quem e como é que as cidades se formam e se fazem. Procurei na altura as pessoas e as vozes que melhor traduziriam o espírito e o som das ideias.
Passados 14 anos, as ideias mantêm-se intactas, mas desta vez fui directamente à fonte das palavras. O Povo Alentejano tem um cantar único e próprio que define um País único com uma língua poeticamente paradisíaca.
(...)
Estamos aqui a lidar com a Música Popular, estamos aqui a contar algo que faz parte da história do nosso País. Peguem na mão de quem amam e venham até para lá do horizonte e até que o Sol nasça, dancemos e cantemos este Baile Popular."
Que voltemos a apreciar o que é nosso, que é tão bom.
Sem comentários:
Enviar um comentário